Foi realizado hoje, 08/11/2022, no auditório da OTICS-RIO Centro, na AP 1.0, o Colegiado da Assistência Farmacêutica. Organizado pela Coordenação da AF, Danielle Mendes, Jaime Almeida e Luiz Fernando, o evento teve como abordagem: Orientação aos farmacêuticos da AP 1.0 quanto aos serviços realizados e oferecidos pela AF; Normas, procedimentos e atribuições da Coordenação de Farmácia da SPDM, bem como atualização dos fluxos de trabalho.
Você sabe a importância do profissional farmacêutico na atenção primária do SUS?!
No âmbito do SUS, o farmacêutico está inserido no processo de cuidado ao paciente, envolvendo desde a pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos, seleção, programação, a compra, distribuição e garantia de qualidade até o acompanhamento e a avaliação dos resultados, tendo sempre como objetivo principal e melhoria da qualidade de vida da população.
Ele é capacitado a orientar os pacientes, principalmente com o intuito de educar e instruir sobre todos os aspectos relacionados ao medicamento. Um bom diálogo com o farmacêutico colabora até na motivação do cumprimento do tratamento e pode auxiliar com a orientação sobre os efeitos adversos, validade do produto, posologia. Cabe a ele ainda, orientar, por exemplo, a substituição de um remédio pelo seu genérico de forma adequada.
O farmacêutico por ser um sanitarista por excelência, com especial conhecimento sobre os medicamentos e sobre a terapêutica medicamentosa, pode ajudar a reverter as estimativas sombrias relacionadas à saúde do país. Cabe-lhe a responsabilidade de proteger a sociedade dos efeitos indesejáveis dos medicamentos que, quando usados sem a sua orientação, pode ser danoso à saúde.
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina