De 24 a 30/04/2023, a OMS promove a Semana Mundial de Imunização, uma estratégia para complementar os programas nacionais de imunização.
Nas Américas, a celebração teve início no dia 22/04/2023 com a 21ª Semana de Vacinação nas Américas (SVA), organizada pela OPAS. Com o slogan “Mantenha-se em dia, cada vacina conta”, a campanha é um apelo para que se intensifique os programas de vacinação de rotina.
A região das Américas é a segunda do mundo com a pior cobertura vacinal. O risco de surtos de doenças é grande e atingiu o nível mais alto em 30 anos devido ao declínio na cobertura vacinal, causado principalmente pela pandemia do Covid-19, financiamento inadequado para imunização e um aumento na desconfiança devido à desinformação.
Objetivos da Semana de Vacinação nas Américas em 2023:
- Atingir mais de 55 milhões de pessoas com vacinas contra a COVID-19, tanto em doses primárias quanto em doses de reforço.
- Vacinação contra a Influenza pretende atingir, mais de 84 milhões de pessoas, como gestantes, idosos e profissionais da saúde.
- Manter a região livre da poliomielite com a vacinação de quase um milhão de crianças.
- Administrar mais de 800 mil doses de vacinas contra o sarampo e a rubéola. Esforços regionais para obter mais uma vez o status de eliminação.
Fontes: https://acesse.one/semana-de-vacinacao-nas-americas, https://encurtador.com.br/nquOT
Em caso de dúvidas, procure a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina