Nesta quarta feira, 24/05/2023, no auditório da OTICS-Rio Centro (AP 1.0), foi realizado o Grupo de Trabalho sobre Raciocínio Clínico do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (PRMFC) da CAP 1.0.
No encontro, o tema debatido foi sobre Anemia, que é a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal e pode ser causadas por deficiência de vários nutrientes, como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.
O raciocínio clínico, se bem feito e estudado, melhora o índice da qualidade da assistência médica. Assim, facilita o diagnóstico e promove uma melhor utilização dos exames. Dessa forma, é dispensado o que é desnecessário, diminuindo custos e riscos.
Você conhece a Medicina de Família e Comunidade (MFC)?
É a especialidade médica cujo foco é o trabalho na Atenção Básica, prestando assistência continuada à saúde da população, de forma abrangente. O profissional atende processos de saúde com um enfoque não só biológico e individual, mas também psicológico, familiar e comunitário.
A MFC é caracterizada como o primeiro contato entre a população e a assistência médica. Estima-se que 90% das demandas de saúde médica poderiam ter sido resolvidas ou amenizadas caso a Atenção Básica à Saúde fosse amplamente disponibilizada à população.
Fonte: https://l1nq.com/AWzS0
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina