Nesta sexta-feira, 26/05/2023, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Uma doença que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular, que não tem cura e quando não tratada de forma adequada pode levar à cegueira. A doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma.
Os sintomas só aparecem na fase mais avançada, quando a pessoa começa a esbarrar nas coisas, pois está perdendo a visão periférica.
Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos à realização dos testes de rotina.
O glaucoma é diagnosticado quando a pessoa faz exame oftalmológico cuidadoso e o médico mede a pressão intraocular. Às vezes podem ser necessários outros exames, como de fundo de olho e campo visual.
Na Cidade do Rio de Janeiro, com a Inauguração do Centro Carioca do Olho (CCO), a fila para consultas e procedimentos relacionados ao glaucoma foi zerada pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS/RIO.
Foto: Edu Kapps/SMS-Rio
Foto: Edu Kapps/SMS-Rio
A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ela pode ser controlada com o uso de medicamentos apropriados, que normalizam a pressão intraocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.
FONTE: https://bvsms.saude.gov.br/26-5-dia-nacional-de-combate-ao-glaucoma/
https://supercentro.prefeitura.rio/2023/05/26/rio-zera-fila-de-glaucoma-no-sisreg/
Em caso de dúvidas, não deixe de procurar atendimento médico.
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina