GT ABORDAGEM COMUNITÁRIA – PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Nesta quarta feira, 14/06/2023, foi realizado o “Grupo de Trabalho – Abordagem Comunitária” do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (PRMFC), da AP 1.0. O encontro aconteceu no auditório da OTICS-Rio Centro.

Esta aula teve como tema: “Tuberculose e Determinantes Sociais”. A tuberculose é um dos agravos mais fortemente influenciados pela determinação social, apresentando uma relação direta com a pobreza e a exclusão social.

A abordagem comunitária tem como foco dominar a realização de diagnóstico situacional de saúde; valorizar a realização de trabalho em grupos; desenvolver ações educativas no território com vistas ao fortalecimento do autocuidado em saúde; compreender os fundamentos da educação popular em saúde.

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade (MFC)?

É a especialidade médica na Atenção Básica, prestando assistência continuada à saúde da população, de forma abrangente. O profissional atende processos de saúde que envolvem enfermidade de forma integral, com um enfoque não só biológico e individual, mas também psicológico, familiar e comunitário.

A MFC é caracterizada como o primeiro contato entre a população e a assistência médica. Estima-se que 90% das demandas de saúde médica poderiam ter sido resolvidas ou amenizadas caso a Atenção Básica à Saúde fosse amplamente disponibilizada à população.

Fonte: https://l1nq.com/AWzS0

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina