No dia 18 de junho, foi comemorado o Dia do Orgulho Autista. A data celebra a neurodiversidade e as características únicas que as pessoas autistas apresentam. O objetivo é mudar a visão negativa da sociedade com relação ao autismo.
Criada em 2005, a intenção é demonstrar à sociedade que o autista não tem uma doença, e também é uma oportunidade de promover a conscientização sobre o tema, combater estigmas e criar um mundo mais acolhedor e inclusivo para todos.
Este dia também destaca a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), na garantia do acesso a serviços de saúde de qualidade para todas as pessoas com autismo. O SUS desempenha um papel fundamental ao oferecer diagnóstico precoce, tratamentos, terapias e apoio multidisciplinar.
Através do SUS, é gerada a inclusão e o bem-estar das pessoas autistas, garantindo que elas tenham acesso a todos os cuidados de saúde necessários. É um compromisso reforçado todos os dias, para que cada pessoa autista possa alcançar seu máximo potencial e viver uma vida plena.
Fonte: Agência Senado
Em caso de dúvidas, não deixe de procurar atendimento especializado.
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina