DIA MUNDIAL DA SAÚDE OCULAR

Neste dia 10 de julho é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular, campanha com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares.

Cerca de 2,2 bilhões de pessoas têm deficiência visual, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessas, ao menos 1 bilhão tem algum tipo de deficiência que poderia ter sido evitada ou que não foi tratada.

No Brasil, as principais doenças oculares são: erros de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia), catarata, glaucoma e doenças da retina (retinopatia diabética, retinopatia da prematuridade, degeneração macular relacionada à idade).

A assistência oftalmológica está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e inclui desde consultas e realização de exames para diagnóstico até tratamentos que podem ser cirúrgicos, medicamentosos e transplantes.

Na Cidade do Rio de Janeiro, as Clínicas da Família e os Centros Municipais de Saúde acolhem os pacientes com suspeitas de problemas oftalmológicos e após avaliação médica, são encaminhados através do Sistema de Regulação (SISREG) ao Centro Carioca do Olho para a realização de exames diagnósticos.

Os pacientes contam com o melhor da tecnologia na realização de consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos de correção da visão, além de contar com uma ótica totalmente gratuita.

Em caso de dúvidas, não deixe de procurar atendimento médico.

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina