Nesta segunda-feira, 21/08/2023, no auditório da OTICS-Rio Centro, foi realizado o segundo encontro do Grupo de Trabalho para debate de ideias, da divisão de Saúde da Mulher da Coordenadoria de Área Programática 1.0 (CAP 1.0). Contou com a presença de profissionais médicos, enfermeiros e farmacêuticos da Área Programática (AP) 1.0, tendo como tema: “Construindo propostas de enfrentamento à Sífilis Gestacional”.
Sob a responsabilidade de Natália Monteiro, Enfermeira Responsável Técnica (RT) da Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento 1.0 (CAP 1.0), o evento também contou com a participação de Raquel Soeiro, Responsável pela Educação Permanente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), e Danielle Mendes, Coordenadora de Farmácia da SPDM.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.
O teste rápido (TR) de sífilis está disponível nos serviços de saúde do SUS, sendo prático e de fácil execução, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial. Esta é a principal forma de diagnóstico da sífilis.
Fonte: https://x.gd/Pe9eD
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina