A campanha foi celebrada no dia 10 de setembro e tem como objetivo representar um compromisso global para reduzir o estigma e sensibilizar as organizações, os governos e o público, com a mensagem que os suicídios são evitáveis.
É necessário falar sobre o assunto abertamente e sem preconceitos, para compreensão e ajuda aos que passam por momentos difíceis, conversar é prevenir!
Fique atento aos sinais, seja a ajuda que o outro precisa: ouça com atenção o que a pessoa está sentindo, sem minimizar ou mudar de assunto; não julgue, não ria ou faça piadas.
Respeitar, ter empatia e acolher são essenciais para criar um ambiente que ajude na busca por apoio e atendimento de profissionais qualificados.
Através de mensagens informativas a população em geral e aos grupos de risco e de uma discussão aberta sobre saúde mental em casa, na escola, no local de trabalho é possível prevenir o suicídio.
Aqueles que pensam ou são afetados pelo suicídio devem ser incentivados a compartilhar suas histórias e a procurar ajuda profissional nas clínicas da família ou no centros de atenção psicossocial.
Fonte: dia-mundial-de-prevencao-ao-suicidio
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina