Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma

Celebrado em 18 de setembro, o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, foi instituto pelo Congresso através da Lei nº 12.637/2.012.

A doença é uma forma de câncer no olho que ocorre na infância ou ainda em lactentes ou ao nascer, podendo atingir um olho ou os dois. Em cada 20 mil crianças nascidas, uma desenvolve Retinoblastoma.

A data tem o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da detecção precoce da doença, fator indispensável para garantir bons resultados no tratamento.

O diagnóstico é realizado através do Teste do Olhinho nos bebês após o nascimento e sendo repetido até os 5 anos, faixa etária mais atingida. O exame é disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Os principais sintomas são “olho de gato”; problemas na movimentação do olho, como estrabismo; redução da visão em um olho; dor no olho; globo ocular maior que o normal; olho preguiçoso (ambliopia).

O tratamento também é feito pelo SUS de acordo com a gravidade, os tumores pequenos são tratados com como laserterapia e crioterapia. Nos casos mais avançados, pode haver a necessidade de retirada do olho (enucleação) e a criança pode precisar de quimioterapia e/ou radioterapia.

Fonte: https://www12.senado.leg.br/dedo-de-prosa-conscientizacao-sobre-o-retinoblastoma

Em caso de dúvidas, procure atendimento médico.

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina