Durante o mês de outubro é celebrada a Campanha Outubro Rosa, movimento mundial com ações afirmativas para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo do útero.
O objetivo da campanha é compartilhar informações, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e rastreamento, contribuindo para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é o tipo de mais frequente nas mulheres. Com um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.
O sintoma mais fácil de ser percebido é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. Também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.
Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.
A mamografia é um exame muito simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.
A técnica do autoexame ajuda na identificação nos estágios iniciais do câncer de mama, no entanto, o exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado.
As Clínicas da Família e os Centros Municipais de Saúde terão diversas atividades voltadas a prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero.
Fonte: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/campanhas/2023/outubro-rosa
Em caso de dúvidas, procure atendimento médico.
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina