Durante o mês de novembro é realizada a Campanha Novembro Azul um marco para a conscientização sobre a saúde integral do homem, para a prevenção do câncer de próstata e também de outras doenças em geral.
No Brasil a campanha, dedicada ao combate do câncer de próstata, teve início em 2011 e mundialmente é comemorada no dia 17/11. Reforçando a importância dos cuidados, incentivando essa população a assumir a responsabilidade e o protagonismo de cuidar da própria saúde.
O câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens e a segunda maior causa de óbito por câncer nesse público. Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos casos.
A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para mudar esta realidade. Os homens precisam ter uma rotina de acompanhamento medico ao longo da vida. Ao apresentar qualquer alteração suspeita devem procurar uma unidade de saúde.
A investigação do câncer de próstata se dá pelo exame de toque retal e pelo exame de sangue Antígeno Prostático Específico, o PSA. Para confirmar a doença, também é preciso realizar biópsia, indicada caso seja encontrada alguma alteração nos exames anteriores.
Praticar exercícios, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental, estão entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com sua saúde.
Na Cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) através das Clínicas da Família e os Centros Municipais de Saúde estão sempre em campanha para que os homens possam ter acompanhamento médico periódico. São realizadas rodas de conversas, grupos de hiperdia, aulas na academia carioca, entre outros.
Em caso de dúvidas, procure uma unidade de saúde e participe!
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/mes-de-conscientizacao-sobre-a-saude-do-homem-novembro-azul/