Nesta quarta-feira, 08/11/2023, na Sala de Reunião da OTICS-Rio Centro, foi realizado o Grupo de Trabalho de Vigilância em Saúde do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade – PREFC da Área de Planejamento 1.0.
No encontro foi abordado a importância da vigilância em saúde para os profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS); E como a Enfermagem deverá prover técnicas de prevenção e promoção da saúde, visando uma melhor qualidade de vida para a comunidade.
Podemos destacar algumas delas, como: Promover ações educativas no treinamento de seus agentes, visando sempre analisar como a doença se distribui segundo as características das pessoas, o que determina a sua ocorrência, elaborando medidas a serem tomadas a fim de prevenir e controlar, e assim saber até que ponto as medidas contribuirão na prevenção de doenças.
A Vigilância em Saúde é o conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças e agravos.
ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE – EFC
Tem como eixo norteador o ensino para serviço, que permite aos residentes vivenciarem os problemas do dia a dia já durante sua formação. A Residência integra ações de promoção, proteção, recuperação e de educação em saúde no nível individual e coletivo.
Os profissionais estreitam o vínculo com o usuário da rede pública de saúde e aprendem a valorizar a integralidade do atendimento, a participação social e a intersetorialidade.
Fonte: Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC)
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina