GT Medicina Baseada em Evidências – Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade

Nesta quarta-feira, 22/11/2023, no auditório da OTICS-Rio Centro, foi realizado o Grupo de Trabalho de Medicina Baseada em Evidências (MBE) do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (PRMFC) da AP 1.0.

Neste encontro a Aula R1 teve como tema Insuficiência Cardíaca Crônica (ICC) e Probabilidade Pré e Pós-Teste.

Insuficiência cardíaca crônica é uma incapacidade contínua do coração de bombear suficiente sangue pelo corpo para garantir um suprimento suficiente de oxigênio. As causas são variadas, mas os fatores de risco incluem idade avançada, diabetes, pressão arterial elevada, ser do sexo masculino e estar acima do peso.

Pré-teste é a condição de carga do coração no final da sua fase de relaxamento e enchimento (diástole) um pouco antes da contração (sístole). Já o pós-teste é a força que resiste à contração da fibra miocárdica no início da sístole.

A Medicina Baseada em Evidências (MBE) é o uso consciente da melhor evidência clínica disponível ao tomar decisões sobre os cuidados de saúde de um paciente. Aumentando a eficiência e qualidade dos serviços de saúde prestados à população e diminuindo os custos operacionais dos processos de prevenção, tratamento e reabilitação.

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade (MFC)?
É a especialidade médica na Atenção Básica que presta assistência continuada à saúde da população de forma abrangente. O profissional atende processos de saúde que envolvem enfermidade de forma integral, com um enfoque não só biológico e individual, mas também psicológico, familiar e comunitário. Refletindo sobre desenvolvimento do raciocínio clínico e acurácia diagnóstica.

A MFC é caracterizada como o primeiro contato entre a população e a assistência médica. Estima-se que 90% das demandas de saúde médica podem ser resolvidas ou amenizadas com a ampliação da Atenção Básica à Saúde para à população.

Fonte: Medicina de Família e Comunidade

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina