Nesta quarta-feira, 22/11/2023, na Sala de Reunião da OTICS-Rio Centro, foi realizado o Grupo de Trabalho de Equidade no Sus do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade – PREFC da Área de Planejamento 1.0.
O debate sobre Equidade no SUS teve como objetivo reconhecer que todos precisam de atenção, mas não necessariamente dos mesmos atendimentos. O princípio da equidade norteia as políticas de saúde pública brasileira, reconhecendo necessidades de grupos específicos e atuando para reduzir o impacto das diferenças.
Exemplos práticos de equidade ocorrem frequentemente nos hospitais, especialmente naqueles nos quais se implantou a classificação de risco, onde a prioridade no atendimento é definida por critérios combinados de ordem de chegada, urgência e gravidade. Por esse princípio, uma vítima de acidente grave passará na frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital.
ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE – EFC
Tem como eixo norteador o ensino para serviço, que permite aos residentes vivenciarem os problemas do dia a dia já durante sua formação. A Residência integra ações de promoção, proteção, recuperação e de educação em saúde no nível individual e coletivo.
Os profissionais estreitam o vínculo com o usuário da rede pública de saúde e aprendem a valorizar a integralidade do atendimento, a participação social e a intersetorialidade.
Fonte: Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC)
Em caso de dúvidas, procure uma unidade de saúde.
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina