GT Raciocínio Clínico – Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade

Nesta quarta feira, 29/11/2023, no auditório da OTICS-Rio Centro, foi realizado o Grupo de Trabalho sobre Raciocínio Clínico do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (PRMFC), da AP 1.0.

Neste encontro a Aula R1 teve como tema “Anemias”, condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de nutrientes essenciais, causando a redução do fluxo de oxigênio para os órgãos. Os sintomas podem incluir fadiga, palidez, falta de ar, vertigem, tonturas ou batimento cardíaco acelerado.

Já na Aula R2 o tema foi “Dor Lombar”, conhecida como lombalgia acomete mais de 85% de todos os pacientes na Atenção Primária à Saúde (APS). É a principal causa de incapacidade em todo o mundo, gerando impacto pessoal (morbidade), ocupacional, social e econômico. É classificada como aguda ou crônica, sendo diferenciada pelo tempo de duração: aguda (inferior a 4 semanas), subaguda (4-12 semanas) e crônica (superior a 12 semanas).

O raciocínio clínico, quando bem feito e estudado, melhora o índice da qualidade da assistência médica. Assim, facilita o diagnóstico e promove uma melhor utilização dos exames diminuindo custos e riscos.

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade (MFC)?
É a especialidade médica na Atenção Básica que presta assistência continuada à saúde da população de forma abrangente. O profissional atende processos de saúde que envolvem enfermidade de forma integral, com um enfoque não só biológico e individual, mas também psicológico, familiar e comunitário. Refletindo sobre desenvolvimento do raciocínio clínico e acurácia diagnóstica.

A MFC é caracterizada como o primeiro contato entre a população e a assistência médica. Estima-se que 90% das demandas de saúde médica podem ser resolvidas ou amenizadas com a ampliação da Atenção Básica à Saúde para à população.

Fonte: Medicina de Família e Comunidade

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina