No dia 05/12, é comemorado o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade, profissional da saúde responsável pela prestação de cuidados primários aos pacientes e que é extremamente importante para a Atenção Primária à Saúde (APS).
É através dele que grande parte da população faz seu primeiro contato com o sistema de saúde, e por seu intermédio que será feito o encaminhamento a outros níveis de atenção à saúde, caso seja necessário.
Na Medicina de Família e Comunidade (MFC), a pessoa é vista como um todo, não sendo reduzida às suas doenças ou sintomas. Sentimentos, melhores evidências científicas, contexto familiar e social, são considerados no atendimento, pois dessa forma as recomendações dos médicos serão personalizadas e efetivas.
O acompanhamento das pessoas é realizado desde a concepção até os últimos instantes da vida e não apenas em uma consulta pontual. O médico de família conhece as doenças dos pacientes e também o local onde vivem, sua família e a comunidade de modo geral.
Os atendimentos são realizados nas clínicas e também em visitas domiciliares e atividades comunitárias. Com isso, praticamente todos os problemas que chegam aos médicos costumam ser resolvidos sem encaminhamentos.
Quando o médico de família necessita do apoio de outro especialista, ele faz o encaminhamento mais adequado para aquele caso, mas continua realizando com o acompanhamento do paciente.
Fonte: Médico de Família e Comunidade: a importância do cuidado integral e eficiente
Em caso de dúvida, procure uma unidade de saúde.
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina