Janeiro Branco – Mês de Conscientização da Saúde Mental e Emocional

A campanha “Janeiro Branco” vem com um chamado para a conscientização e promoção da saúde mental, neste ano em sua 11ª edição traz como tema: “Saúde Mental enquanto há tempo!”.

Visando estimular o autocuidado e a atenção ao cuidado emocional, a campanha ressalta a importância da compreensão no cuidado com a nossa saúde mental. Seja com a adoção de hábitos que estimulem a qualidade de vida, como a prática de exercícios físicos e de hobbies terapêuticos, o autoconhecimento, a abertura a novos conhecimentos ou no contato com a natureza.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Na Cidade do Rio, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) estão de portas abertas pra acolher quem precisa de apoio.

Além de atendimento nas Clínicas da Família (CF) e nos Centros Municipais de Saúde (CMS) que vão do acolhimento ao acompanhamento psicológico e psiquiátrico, aos grupos terapêuticos, oficinas, oferta atividades como artesanato, meditação, auriculoterapia, fisioterapia, dança.

Há também a oferta de cuidados a partir das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e de atividades físicas com a Academia Carioca oferecidas nos serviços da Atenção Básica (CF e CMS).

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-01/campanha-janeiro-branco-alerta-para-saude-mental-e-emocional

Busque ajuda! rio.rj.gov.br/web/sms/caps

Em caso de dúvida, procure uma unidade de saúde.

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina