LIRAa 7ª RA – Vigilância Ambiental CAP 1.0

Nesta terça-feira, 09/01/2024, foi realizado o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) na 7ª Região Administrativa São Cristóvão – Área de abrangência: Benfica, Mangueira, São Cristóvão e Barreira do Vasco, que faz parte da Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento 1.0 – CAP 1.0.

O LIRAa é uma ferramenta poderosa auxilia a compreender melhor a situação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya no município. Esse levantamento fornece informações importantes sobre a presença do Aedes aegypti nas casas e comunidades.

Dessa forma, são apresentados dados como o percentual de imóveis positivos, ou seja, aqueles que têm focos do mosquito, o percentual de depósitos positivos e até mesmo o tipo de recipiente mais comum onde o mosquito é encontrado.

Essas informações são essenciais para que a equipe técnica da Vigilância Ambiental possa montar estratégias eficazes de controle do Aedes aegypti. Com os dados do LIRAa, são identificados as áreas com maior suscetibilidade para o mosquito e direcionadas as ações de combate de forma mais eficiente.

A Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental da AP 1.0, através dos Agentes de Vigilância em Saúde, realiza periodicamente ações de combate e prevenção. A participação da comunidade é fundamental nesse processo, com isso é necessário que a população recebe os agentes de saúde e forneça as informações necessárias.

Prevenção é a solução, faça vistoria regularmente em sua casa.

Em caso de dúvidas, procure uma unidade de saúde.

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina