Inauguração das Salas de Recebimento de Leite Materno – CAP 1.0

Foram inauguradas as Salas de Recebimento de Leite Materno em 07 unidades da Coordenadoria Geral de Atenção Primária da Área de Planejamento 1.0 (AP 1.0), na terça-feira 06/02/2024.

Entre as unidades contempladas estão os Centros Municipais de Saúde: CMS José Messias do Carmo, CMS Salles Netto e CMS Ernesto Zeferino Tibau Jr; e as Clínicas da Família: CF Sergio Vieira de Mello, CF MO Ricardo Lucarelli, CF MO Mauricio Silva e CF São Sebastião.

As salas fazem parte da Iniciativa Unidade Amiga da Amamentação (IUBAAM)em conjunto com a Equipe MAME da CAP 1.0. O projeto surge a partir do baixo estoque de leite materno nas UTIs Neonatais da cidade, com isso as salas se tornam um local aconchegante e acolhedor para auxiliar as lactantes na ordenha do leite materno a serem doados. Também são distribuídos potes para armazenamento do leite ordenhado, com toda infraestrutura e suporte para a conservação até serem doados.

A doação do leite materno, muitas vezes, é determinante para o recém nascido prematuro, que depende exclusivamente desta alimentação para sobreviver. Pois através deste leite ele recebe naturalmente mais de 200 tipos de imunizantes.

Como o estoque nas unidades estava sempre abaixo da demanda, as salas são um marco histórico para a população carioca. Pois a partir de agora haverá mais espaços para armazenamento do leite doado, além de um melhor acolhimento na hora da doação.

Estiveram presentes na inauguração Leandro Abal – Coordenador CAP 1.0, Zilda Santos – Assessora Técnica em Amamentação DAPS CAP 1.0, Equipe MAME, além dos gestores das 07 unidades.

Em caso de suspeita de Dengue, procure sua unidade de saúde de referência ou um dos polos de atendimento para pacientes com dengue!
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Polos de Atendimento: saude.prefeitura.rio/dengue