Nesta segunda-feira, 26/02/2024, na Sala de Reunião da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizada a Reunião de Planejamento da Vigilância Ambiental em Saúde da Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento 1.0 (CAP 1.0).
A reunião foi ministrada por Valter Paiva – Controle de Endemias da Divisão de Vigilância em Saúde (DVS), com a participação de supervisores da vigilância em ambiental. Teve como objetivo o planejamento das atividades no enfrentamento das arboviroses na AP 1.0, focando em ações de educação em saúde na prevenção.
Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos, as mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
É um conjunto de ações e serviços que propiciam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana. Ela tem a finalidade de recomendar e adotar medidas de promoção à saúde, prevenção e monitoramento dos fatores de riscos relacionados às doenças ou agravos à saúde, e a vigilância das populações humanas expostas aos fatores de risco ambientais não biológicos.
Fonte: https://www.rio.rj.gov.br/web/sms/vigilancia-em-saude
—
Em caso de suspeita de Dengue, procure a unidade de saúde de referência ou um dos polos de atendimento para pacientes com dengue!
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Polos de Atendimento: saude.prefeitura.rio/dengue