GT Equidade – Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade SMS-Rio Rio

Nesta quarta-feira, 28/02/2024, na Sala de Reunião da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizado o Grupo de Trabalho sobre Equidade em Saúde do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade – PREFC da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio).

O grupo de trabalho foi ministrado por Fernanda Folly de Souza – Enfermeira Preceptora, com a participação do residentes. Neste encontro o tema foi Equidade do Sistema Único de Saúde (SUS) na favela, na periferia e na diversidade. Os participantes puderam debater como a promoção da equidade em saúde visa reconhecer as diferenciações sociais para ampliar o acesso das populações vulneráveis ao SUS.

A Equidade é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça. Na atenção primária, reconhece que todos precisam de atenção, mas não necessariamente dos mesmos atendimentos.

O princípio da equidade norteia as políticas de saúde pública brasileira, reconhecendo necessidades de grupos específicos e atuando para reduzir o impacto das diferenças.

ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE – EFC
Tem como eixo norteador o ensino para serviço, que permite aos residentes vivenciarem   os problemas do dia a dia já durante sua formação. A Residência integra ações de promoção, proteção, recuperação e de educação em saúde no nível individual e coletivo.

Os profissionais estreitam o vínculo com o usuário da rede pública de saúde e aprendem a valorizar a integralidade do atendimento, a participação social e a intersetorialidade.

Fonte: Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC)

Em caso de suspeita de Dengue, procure a unidade de saúde de referência ou um dos polos de atendimento para pacientes com dengue!
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Polos de Atendimento: saude.prefeitura.rio/dengue