Nesta segunda-feira, 25/03/2024, na Sala de Reunião da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizada a Reunião do Plano de Contingência de Desastres Naturais da Divisão de Vigilância em Saúde (DVS) da Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento 1.0 (CAP 1.0).
A reunião foi ministrada por Demétrio Tederich – RT Ambiental DVS/CAP 1.0, com a participação dos Agentes de Vigilância em Saúde (AVS) Debora Rocha e Marizete Sampaio e da Analistas de Vigilância Rebeca Faray e Kamila Correa.
Com objetivo de estabelecer ações de resposta e detalhar a utilização de protocolos e procedimentos comuns para a gestão de risco às Emergências em Saúde Pública relacionadas aos desastres de origem natural, abrangendo ações de vigilância, assistência, prevenção e controle de doenças e agravos à saúde.
O Plano de Contingência se insere nas ações de gestão de risco para a organização dos serviços de saúde e no desenvolvimento de políticas de prevenção, preparação, resposta e reabilitação às emergências em saúde pública, devendo ser avaliado e revisado sempre que houver necessidade.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
A Vigilância em Saúde Ambiental é um conjunto de ações e serviços que propiciam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana. Ela tem a finalidade de recomendar e adotar medidas de promoção à saúde, prevenção e monitoramento dos fatores de riscos relacionados às doenças ou agravos à saúde.
Fonte: https://www.rio.rj.gov.br/web/sms/vigilancia-em-saude
—
Encontre a unidade mais próxima e vacine-se contra a gripe: prefeitura.rio/ondeseratendido
Confira a lista completa dos grupos contemplados e o calendário vacinal em: saude.prefeitura.rio/vacinacao/gripe.
Lembre-se: caso esteja com sintomas gripais ou de dengue, procure uma unidade para ser avaliado pelo profissional de saúde e adie a vacinação contra a gripe até a recuperação clínica total!