Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é celebrado em homenagem a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 07 de abril. Tem o objetivo de chamar a atenção para as prioridades específicas da saúde global.

Em 2024, para enfrentar os desafios na oferta de saúde de qualidade, o tema debatido foi “Minha saúde, meu direito”, garantindo conscientização sobre o tema e estimulando a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população. As ações realizadas são de grande importância para que a população aprenda a se cuidar e se informe sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde.

Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) junto a Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento 1.0 (CAP 1.0), realizou ação de promoção de saúde para os funcionários do Ministério da Saúde, localizado no Centro. Foram ofertados os serviços de vacinação contra gripe e covid-19, Auriculoterapia e Massoterapia, além de informações sobre prevenção do HPV e outras IST’s.

A saúde é um direito fundamental, devendo o Estado prover as condições ao seu pleno exercício. A lei 8080/90 dispõe que alguns fatores são determinantes, tais como: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer, e o acesso aos bens e serviços essenciais.


Encontre uma unidade de saúde mais próxima e vacine-se contra a gripe: prefeitura.rio/ondeseratendido
Confira a lista completa dos grupos contemplados e o calendário vacinal em: saude.prefeitura.rio/vacinacao/gripe.

Lembre-se: caso esteja com sintomas gripais ou de dengue, procure uma unidade para ser avaliado por profissional de saúde e adie a vacinação contra a gripe até a recuperação clínica total!