GT Saúde Baseada em Evidências – Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade SMS-Rio

Nesta terça-feira, 16/04/2024, na Sala de Reunião da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizado o Grupo de Trabalho de Saúde Baseada em Evidências do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio).

O Preceptor Responsável Wallace Almeida, juntamente com os demais membros do GT, se reuniram para fazer a construção da próxima aula dos residentes e da elaboração do próximo artigo.

A Saúde Baseada em Evidências (SBE) é uma abordagem que utiliza as ferramentas da Epidemiologia Clínica, da Estatística, da Metodologia Científica, da Informática e dos Sistemas de Informação aplicadas à pesquisa. É o resultado da melhor evidência científica aplicada na prática clínica, considerando os valores do paciente.

As informações originadas de evidências científicas são utilizadas para apoiar a prática clínica, a qualificação do cuidado e a tomada de decisão para a gestão em saúde, considerando a segurança nas intervenções e a ética na totalidade das ações. A SBE pode ser considerada a arte de avaliar e reduzir a incerteza na tomada de decisão em Saúde.

ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE – EFC
Tem como eixo norteador o ensino para serviço, que permite aos residentes vivenciarem   os problemas do dia a dia já durante sua formação. A Residência integra ações de promoção, proteção, recuperação e de educação em saúde no nível individual e coletivo.

Os profissionais estreitam o vínculo com o usuário da rede pública de saúde e aprendem a valorizar a integralidade do atendimento, a participação social e a intersetorialidade.

Fonte: Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC)

Encontre uma unidade de saúde mais próxima e vacine-se contra a gripe: prefeitura.rio/ondeseratendido
Confira a lista completa dos grupos contemplados e o calendário vacinal em: saude.prefeitura.rio/vacinacao/gripe.

Lembre-se: caso esteja com sintomas gripais ou de dengue, procure uma unidade para ser avaliado por profissional de saúde e adie a vacinação contra a gripe até a recuperação clínica total!