Aula Módulo I: Educação e Comunicação em Saúde – MPAPS – ENSP/FIOCRUZ E SMS-RJ

Nesta quinta-feira, 18/04/2024, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizada aula do Módulo I do Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde (MPAPS), com ênfase na Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Neste encontro a aula teve como tema “Educação e Comunicação em Saúde”, ministrado por Valeria Romano – Professora Doutora/UFRJ e Anna Fittipaldi – Professora Doutora/Fiocruz. Com a aplicação de estratégias de ensino-aprendizagem, foram realizadas atividades propondo soluções e melhoria para um melhor acolhimento dos pacientes na unidades em que os mestrandos atuam.

Com dinâmicas em grupo, roda de conversa e debates, a aula tenta encontrar soluções para um melhor acesso dos usuários aos serviços ofertados na Atenção Primária em Saúde. Através do ensino crítico e participativo, busca o planejamento, organização e avaliação das atividades, ajudando no entendimento e resolução de problemas recorrentes nas unidades,  melhorando a Promoção em Saúde para a população.

O MPAPS é um curso estratégico da Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ, apoiado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) para a formação dos profissionais da Subsecretaria de Promoção da Saúde Atenção Primaria e Vigilância de Saúde (SUBPAV).

Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde (MPAPS)
Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública com objetivo de formar mestres em Saúde Pública na área de Atenção Primária à Saúde (APS), com ênfase na Estratégia de Saúde da Família. A partir da sistematização do conhecimento técnico científico produzido na prática dos profissionais de Saúde, visando à ampliação e o desenvolvimento de competências que qualifiquem o trabalho na APS e contribuam para o fortalecimento do SUS.

Fonte: https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/?q=node/64436

Encontre uma unidade de saúde mais próxima e vacine-se contra a gripe: prefeitura.rio/ondeseratendido

Lembre-se: caso esteja com sintomas gripais ou de dengue, procure uma unidade para ser avaliado por profissional de saúde e adie a vacinação contra a gripe até a recuperação clínica total!