Nesta quarta-feira, 05/06/2024, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizado o Grupo de Trabalho sobre Iniquidades e Ciclos de Vida que integram o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (PRMFC) da Secretaria Municipal de Saúde – SMS-Rio.
Neste encontro, durante a manhã, os residentes realizaram o Seminário de Saúde da População Negra. A falta de acesso à saúde e de políticas públicas é em grande parte explicada pelo racismo estrutural que através de práticas discriminatórias afasta a população negra de tratamento de saúde adequado, sendo muitas vezes negligenciados.
Desse modo, as iniquidades em saúde são resultados de injustos processos socioeconômicos e culturais, como o racismo, que corroboram com a morbimortalidade das populações negras brasileiras.
Durante a tarde, o GT Ciclos de Vida abordou o tema Planejamento Reprodutivo, Gestação Indesejada e Saúde do Adolescente. A assistência em planejamento familiar é de primordial importância para a experiência de vida sexual e reprodutiva saudável dos adolescentes e jovens que por terem alguns comportamentos de risco são mais suscetíveis às consequências negativas de práticas sexuais inseguras.
A prevenção da gravidez nessa etapa da vida deve envolver ações e intervenções considerando os territórios de vivência e as ofertas existentes em torno de serviços, ações e programas. Com atuação de políticas públicas na promoção de ações de prevenção, considerando os diferentes contextos em que a gravidez na adolescência ocorre.
Você conhece a Medicina de Família e Comunidade (MFC)?
É a especialidade médica na Atenção Básica que presta assistência continuada à saúde da população de forma abrangente. O profissional atende processos de saúde que envolvem enfermidade de forma integral, com um enfoque não só biológico e individual, mas também psicológico, familiar e comunitário. Refletindo sobre desenvolvimento do raciocínio clínico e acurácia diagnóstica.
A MFC é caracterizada como o primeiro contato entre a população e a assistência médica. Estima-se que 90% das demandas de saúde médica podem ser resolvidas ou amenizadas com a ampliação da Atenção Básica à Saúde para à população.
Fonte: Medicina de Família e Comunidade
—
Encontre uma unidade de saúde mais próxima e vacine-se contra a gripe e contra a covid-19 XBB (vacina atualizada): prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/