No dia 18 de junho é celebrado o Dia Mundial do Orgulho Autista, uma iniciativa da organização americana Aspies for Freedom e que passou a ser celebrada no Brasil em 2005. Reforçando a necessidade de conscientização da sociedade sobre o autismo e a importância de lutar pela inclusão.
A data tem o objetivo de mudar a visão negativa da sociedade sobre o autismo. Assegurando que o autismo não é doença, mas sim uma variação neurológica natural da diversidade humana, que produz formas distintas e atípicas de pensamento, mobilidade, interação, processamento sensorial e cognitivo, e que deve ser respeitada.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja da linguagem, seja no comportamento social. O diagnóstico definitivo é dado após os 3 anos de idade, mas os sintomas podem ser observados antes disso e os cuidados podem ser iniciados de imediato.
Fonte: Dia do Orgulho Autista
—
Encontre uma unidade de saúde mais próxima e vacine-se contra a gripe e contra a covid-19 XBB (vacina atualizada): prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/