Nesta terça-feira, 18/06/2023, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizada “Reunião de Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV)” da Divisão de Vigilância em Saúde (DVS) da Área de Planejamento 1.0.
A reunião foi ministrada por Ana Carolina Manzi – Diretora DVS/AP 1.0, com objetivo de monitorar as estratégias de vacinação contra poliomielite e sarampo nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (APS). Participaram da Reunião os Gerentes e Responsáveis Técnicos de Enfermagem das unidades.
A poliomielite e o sarampo são doenças de notificação compulsória e o país tem compromissos internacionais para erradicar e eliminar estas doenças.
Já o MEV é uma ação desenvolvida por meio de visita em cada domicílio para verificar a situação vacinal local do público-alvo, possibilitando a identificação de áreas onde há concentração de não vacinados.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.
Fonte: https://pensesus.fiocruz.br/vigilancia-em-saude
—
Encontre uma unidade de saúde mais próxima e vacine-se contra a gripe e contra a covid-19 XBB (vacina atualizada): prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/