Em 21 de junho é celebrado o Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa e progressiva do sistema nervoso. Também é conhecida como doença do neurônio motor e acarreta em paralisia irreversível.
Pacientes com a doença sofrem paralisia gradual e morte precoce como resultado da perda de capacidades cruciais, como falar, movimentar, engolir e até mesmo respirar.
Não há cura para a doença, com o tempo as pessoas perdem progressivamente a capacidade funcional e de cuidar de si mesmas. O físico britânico Stephen Hawking, morto em 2018, foi um dos portadores mais conhecidos mundialmente da ELA.
A descrição do nome Esclerose Lateral Amiotrófica significa: Esclerose – endurecimento e cicatrização; Lateral – endurecimento da porção lateral da medula espinhal; Amiotrófica – fraqueza que resulta na redução do volume real do tecido muscular, atrofia.
É uma das principais doenças neurodegenerativas, assim como a doença de Parkinson e Alzheimer. A idade é o fator preditor mais importante para a sua ocorrência, sendo mais prevalente nos pacientes entre 55 e 75 anos de idade.
Desde 2009, o Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece assistência e medicamentos gratuitos, de forma integral, aos pacientes com a doença.
Fonte: Ministério da Saúde
Em caso de dúvidas, procure atendimento médico.
—
Encontre uma unidade de saúde mais próxima e vacine-se contra a gripe e contra a covid-19 XBB (vacina atualizada): prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/