UTILIDADE PÚBLICA:
Nesta terça-feira, 13/08/2024, no auditório da OTICS-Rio Centro, foi realizada Reunião dos Núcleos de Assistência Farmacêutica Regionais (NAF) de todas as áreas programáticas (AP) estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS-Rio.
O encontro foi mediado por Giselle Bezerra – Subgerente IV do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-RIO) e Karla Candreva – Assessora Técnica em Atenção Primária SMS-Rio. Teve como tema, a discussão sobre o novo sistema de monitoramento dos estoques de medicamentos das farmácias das unidades: O BI (Bussines Inteligence).
Esse sistema se baseia pelo prontuário eletrônico, VitaCare, que está sendo utilizado em toda a cidade, e faz a análise dos dados de cada consulta para acompanhamento e controle dos materiais fornecidos.
Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) – SMS Rio
É reconhecido tecnicamente e gerencialmente como instância responsável pela Assistência Farmacêutica no nível municipal, tendo como principais atribuições: assessoramento às subsecretarias para as questões relacionadas ao medicamento; definição das grades de medicamentos da SMS; organização e avaliação do acesso a medicamentos; coordenação dos serviços de assistência farmacêutica; avaliação da utilização das tecnologias em saúde e dos indicadores da assistência farmacêutica; elaboração de termos de referência, protocolos e notas técnicas relacionados a medicamentos; monitoramento das ações de farmacovigilância; participação em grupos de trabalho e em reuniões periódicas com os farmacêuticos; além de interlocução com as linhas de cuidado no que compete aos assuntos relacionados a medicamentos. O objetivo principal desta gestão é apoiar as ações de saúde, a fim de garantir o uso racional de medicamentos e o acesso da população a medicamentos de qualidade e que sejam eficazes e seguros.
Fonte: https://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/7677780/4225104/PMS2018_VersaoPreliminar.pdf
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina