UTILIDADE PÚBLICA:
O dia 18 de Setembro foi instituído como o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma. O objetivo é educar a população e os profissionais de saúde sobre a doença.
As estatísticas indicam que mais de 90% dos casos são identificados por pais e cuidadores das crianças e muitas vezes subestimados por profissionais de saúde, daí a importância do alerta.
O retinoblastoma é o tumor ocular que se desenvolve na retina e pode ser hereditário ou não, mais comum na infância, atinge crianças de 0 a 5 anos, sendo que 90% dos casos ocorrem em crianças com até 4 anos de idade. No Brasil cerca de 400 crianças são atingidas por ano, de acordo com o Ministério da Saúde.
A doença pode causar cegueira e até levar à morte, quando diagnosticado precocemente, pode ter cura em até 100% dos casos. O principal sintoma é a leucocoria, caracterizada por um reflexo branco na pupila, conhecido como reflexo do olho de gato. Está presente em 90% dos casos diagnosticados.
Existem três tipos de retinoblastoma: unilateral, bilateral e PNET (tumor neuroectodérmico primitivo) ou retinoblastoma trilateral.
Todo bebê deve fazer o Teste do Olhinho após o nascimento e repeti-lo com frequência até os 5 anos, faixa etária mais atingida pelo retinoblastoma. O exame é disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
—
Encontre uma unidade de saúde mais próxima e vacine-se contra a gripe e contra a covid-19 XBB (vacina atualizada): prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/