O Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita é celebrado no 3º sábado do mês de outubro foi instituído por meio da Lei nº 13.430/2.017. Tem como objetivo estimular os profissionais e gestores de saúde nas atividades de combate a doença, enfatizando a importância do diagnóstico e do tratamento adequado em gestantes durante o pré-natal e em ambos os sexos como doença sexualmente transmissível.
Sífilis é uma infecção curável causada pela bactéria Treponema pallidum. O contato sexual é a principal via de transmissão, seguido pela transmissão para o feto durante a gestação de uma mãe com sífilis não tratada ou tratada inadequadamente. Também pode ser transmitida por sangue contaminado.
Os sinais e sintomas da sífilis variam de acordo com o estágio da doença, divididos em: sífilis latente, sífilis secundária, sífilis terciária e sífilis congênita.
O tratamento é feito com antibióticos e deve ser acompanhado com exames clínicos e laboratoriais para avaliar a evolução da doença, sendo estendido aos parceiros sexuais. O tratamento é relativamente simples, mas pegar uma vez não promove imunidade. Nas formas mais graves da doença, como na fase terciária, o não tratamento adequado pode levar à morte.
O uso de preservativos durante as relações sexuais é a maneira mais segura de prevenir a doença; o acompanhamento das gestantes e dos parceiros sexuais durante o pré-natal contribui para o controle da sífilis congênita.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) reforça importância da prevenção, testagem e tratamento precoce. Nas unidades básicas de saúde é possível realizar o teste rápido de forma gratuita, além de periodicamente realizarem ações de enfrentamento da sífilis como a distribuição de preservativos, rodas de conversa, sala de espera, visitas domiciliares, entre outros.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/dia-nacional-de-combate-a-sifilis-e-a-sifilis-congenita/
–
Procure sempre a orientação de um médico e de profissionais de saúde.
Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal: https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/