Dia Mundial e Nacional da Saúde Única

O Dia Mundial da Saúde Única é celebrado no mundo todo em 3 de Novembro. Seguindo o movimento mundial, o Brasil instituiu o Dia Nacional da Saúde Única através da Lei 14.792/2024, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a relação indissociável entre as saúdes animal, humana e ambiental.

A Saúde Única se refere a uma abordagem integrada que propõe e incentiva a comunicação, cooperação, coordenação e colaboração entre diferentes disciplinas, profissionais, instituições e setores para definir políticas, legislação, pesquisa e implementação de programas, que se comunicam e trabalham em conjunto em ações para a diminuição de riscos e manutenção da saúde. Essa integração contribui para a eficácia das ações em saúde pública, com redução dos riscos para a saúde global.

A implementação dessa abordagem favorece a cooperação, desde o nível local até o nível global, no enfrentamento dos desafios emergentes e reemergentes, como pandemias, resistência antimicrobiana, mudanças climáticas e outras ameaças à saúde.

Assim, a saúde única transcende fronteiras disciplinares, setoriais e geográficas, buscando soluções sustentáveis e integradas para promover a saúde dos seres humanos, animais domésticos e silvestres, vegetais e o ambiente mais amplo (incluindo ecossistemas).

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/u/uma-so-saude

Encontre uma unidade de saúde mais próxima e vacine-se contra a gripe e contra a covid-19 XBB (vacina atualizada): prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/