Dia Nacional de Combate à Dengue

O Dia Nacional de Combate à Dengue é celebrado no penúltimo sábado do mês de novembro. A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 12.235/2010 com o objetivo de mobilização do Poder Público junto a população para a realização de ações destinadas ao combate do transmissor da doença, eliminando seus criadouros.

Dengue é uma doença grave causada por um arbovírus – vírus transmitido por picada de insetos, especialmente os mosquitos e seu transmissor é o mosquito Aedes aegypti.

Com a aproximação do verão, calor e incidência de chuvas, aumenta a proliferação dos mosquitos, que se reproduzem em água limpa e parada.

A lei prevê que os gestores do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde ficam autorizados a desenvolver campanhas educativas e de comunicação social.

Durante o mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) em conjunto com o Serviço de Vigilância em Saúde (SVS) realizou diversas ações de prevenção às arboviroses e controle vetorial pela cidade. A ação é parte da iniciativa “SVS Rio na Rua”.

Na AP 1.0, os Agentes de Vigilância em Saúde (AVS), percorreram os bairros de São Cristóvão, Cidade Nova e Catumbi. Os agentes analisaram o ambiente, visitaram residências e orientaram os moradores da região sobre os cuidados necessários para o combate as arboviroses urbanas como dengue, zika e chikungunya.

A SMS também realiza ações educativas e de mobilização social orientando a população sobre as medidas de prevenção das arboviroses urbanas, para despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva da população carioca.

Faça você também a sua parte, não deixe água parada e elimine possíveis focos do mosquito em casa.

Fonte: “Dia Nacional de Combate à Dengue: penúltimo sábado de novembro (20/11)”. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/dia-nacional-de-combate-a-dengue-penultimo-sabado-de-novembro-20-11/ Acesso em: 22/11/2024.

A vacina contra a dengue está disponível no município do Rio de Janeiro, sendo aplicada em crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos.

O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Em caso de dúvidas, vá até uma unidade de saúde.

Encontre sua unidade de referência em prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal: https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/