Nesta segunda-feira, 25 de novembro de 2024, no auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizada a Reunião da Gerência de Diabetes, que integra o Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da Coordenadoria de Atenção Primária da Área de Planejamento 1.0.
A reunião foi mediada por Karla Candura – Assessora de Assistência Farmacêutica da Subsecretaria de Promoção da Saúde, Atenção Primária e Vigilância de Saúde. Participaram da reunião os profissionais do NAF e os apoiadores das Linhas de Cuidados das Doenças não Transmissíveis.
O objetivo da reunião foi alinhar os fluxos de trabalho para uma melhor requisição e gerenciamento dos insumos destinados às pessoas em uso de insulina, também foram debatidos ações e planos estratégicos para o ano de 2025.
Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF)
A gestão da Assistência Farmacêutica no Município é organizada de forma hierarquizada e descentralizada. São diversos serviços de saúde municipais que, além de dispensarem medicamentos, realizam práticas como: orientação farmacêutica, grupos terapêuticos, visita domiciliar, farmacovigilância e demais atividades relacionadas ao uso racional de medicamentos.
O NAF da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-RIO) é reconhecido tecnicamente e gerencialmente como instância responsável pela Assistência Farmacêutica e têm como principais atribuições: assessoramento às subsecretarias para as questões relacionadas ao medicamento; definição das grades de medicamentos da SMS; organização e avaliação do acesso a medicamentos; coordenação dos serviços de assistência farmacêutica; avaliação da utilização das tecnologias em saúde e dos indicadores da assistência farmacêutica; elaboração de termos de referência, protocolos e notas técnicas relacionados a medicamentos; monitoramento das ações de farmacovigilância; participação em grupos de trabalho e em reuniões periódicas com os farmacêuticos; além de interlocução com as linhas de cuidado no que compete aos assuntos relacionados a medicamentos.
O objetivo principal desta gestão é apoiar as ações de saúde, a fim de garantir o uso racional de medicamentos e o acesso da população a medicamentos de qualidade e que sejam eficazes e seguros.
Fonte: “PMS – Plano Municipal de Saúde do Rio de Janeiro 2018-2021”. Disponível em: https://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/7677780/4225104/PMS2018_VersaoPreliminar.pdf – Acesso em 25/11/2024.
–
Vacine-se contra a Covid/XBB
A vacina está disponível a partir de 6 meses de idade.
Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/