Na segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizada a Reunião de Planejamento da Gerência de Fatores de Riscos Não Biológicos da Divisão de Vigilância em Saúde (DVS) da Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento 1.0 (CAP 1.0).
Ministrada por Valter Paiva – Auxiliar de Controle de Endemias, a reunião para discussão de indicadores teve a participação dos técnicos dos Programas Vigiar e Vigidesastres. Com objetivo de propor ações da gerência no planejamento, organização, implementação e gerenciamento. Além de ações voltadas à prevenção e à atuação em situações de risco e em planos de contingência.
A Vigilância dos Fatores de Risco Não Biológicos tem como atribuição conhecer, detectar e controlar os fatores ambientais de risco à saúde humana, prevenindo doenças e outros agravos à saúde das populações expostas aos contaminantes presentes na água, no solo ou no ar.



VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
É um conjunto de ações e serviços que propiciam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana. Ela tem a finalidade de recomendar e adotar medidas de promoção à saúde, prevenção e monitoramento dos fatores de riscos relacionados às doenças ou agravos à saúde, e a vigilância das populações humanas expostas aos fatores de risco ambientais não biológicos.
Fonte: “Vigilância ambiental em saúde/Fundação Nacional de Saúde – Brasília: FUNASA, 2002.” Disponível em https://www.rio.rj.gov.br/web/sms/vigilancia-em-saude – Acesso em 17/02/2025.
–
Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/