O mês de março é dedicado ao debate de três campanhas de saúde que têm diferentes focos. Representadas pelas cores lilás, amarelo e azul-marinho, as campanhas visam ampliar a conscientização e o combate ao câncer do colo do útero e colorretal, além da endometriose.
O Março Lilás reforça a necessidade da prevenção contra o câncer do colo do útero — uma das principais causas de mortalidade feminina no Brasil. Causado pela infecção persistente do vírus do HPV, o Papilomavírus Humano. A campanha destaca a importância do exame papanicolau, do uso de preservativos e da vacinação contra o HPV, como formas eficazes de reduzir os casos da doença. Com diagnóstico precoce, as chances de cura são altas, por isso é importante ter consultas periódicas com o médico ginecologista.
O Março Azul-Marinho alerta para o câncer colorretal, um dos mais comuns no Brasil, especialmente em pessoas acima de 50 anos. Reforçando a importância da prevenção por meio de hábitos saudáveis e exames regulares, uma vez que a doença pode se desenvolver de forma silenciosa. Quando identificado precocemente, tem altas chances de tratamento e cura.
Já a campanha Março Amarelo busca conscientizar sobre a endometriose, uma doença crônica que afeta muitas mulheres e pode causar dores intensas, desconforto durante as relações sexuais e dificuldades para engravidar. Os sintomas podem ser confundidos com cólicas menstruais comuns, dificultando a descoberta da doença. Para o diagnóstico, é fundamental a consulta regular com um médico ginecologista, que indicará o tipo de tratamento adequado. O diagnóstico precoce e o terapêutica correta podem melhorar a qualidade de vida das pacientes.
Durante todo o mês, as instituições de saúde pública promovem campanhas para conscientizar e alertar a população sobre os riscos de desenvolvimento das doenças, os sintomas e como preveni-las.
Fonte: “Lilás, amarelo e azul-marinho: conheça as campanhas de março” Disponível em: https://news.cremerj.org.br/2024/03/06/lilas-amarelo-e-azul-marinho-conheca-as-campanhas-do-mes-de-marco/ – Acesso em 12/03/2025.
—
Em caso de dúvidas, procure uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/