Durante a tarde de terça-feira, 18 de março de 2025, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizada Oficina de Atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de HIV, organizada pela Divisão de Ações e Programas de Saúde (DAPS) da Coordenadoria de Atenção Primária da Área de Planejamento 1.0.
A oficina foi ministrada pelo Dr. Thiago Mamede – Médico Infectologista CAP 1.0, com a participação do Dr. Gustavo Guimarães – Médico Infectologista. Teve como objetivo discutir os cenários práticos no acompanhamento de pessoas vivendo com HIV.
Participaram da oficina os Profissionais de Atenção Primária à Saúde (APS) da CAP 1.0: Responsáveis Técnicos Médico e de Enfermagem; Farmacêuticos e Enfermeiros selecionados estrategicamente.
Entre os tópicos abordados estão: Metas 95-95-95; Abordagem Inicial; Quando iniciar a TARV?; Genotipagem pré-tratamento; Como iniciar a TARV?; Monitoramento de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (PVHA); Imunizações; Falha da TARV; Troca (Switch) de Esquema; e Síndrome Inflamatória da Reconstituição Imune (SIRI).
A atualização do PCDT HIV facilita a consulta por profissionais e pacientes e inclui novas opções de tratamento e diagnóstico, orienta o cuidado e tratamento disponível no SUS.
Atualização PCDT HIV
Documento que orienta o cuidado e tratamento disponível no SUS, com a atualização passou a ser dividido em três módulos, facilitando a consulta por pacientes e profissionais de saúde. Inclui novas opções de terapia antirretroviral (TARV), para controlar a infecção pelo HIV, além de novos testes diagnósticos. Outra novidade é a mudança do texto do documento que, pela primeira vez, destaca que pessoas que vivem com HIV/AIDS com a carga viral indetectável não apresentam risco de transmitir o vírus por via sexual.
A atualização enfatiza a importância das ações e também traz estratégias para o diagnóstico, o tratamento e a profilaxia de outras condições associadas ao HIV.
Fonte: “Ministério da Saúde publica atualização do PCDT de HIV em adultos” Disponível em Atualização PCDT HIV – Acesso em 18/03/2025.
–
Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/