Reunião da Comissão de Mortalidade Materna e Infantil – AP 1.0

Na manhã de terça-feira, 18 de março de 2025, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizada a Reunião da Comissão de Mortalidade Materna e Infantil da Coordenadoria de Atenção Primária da Área de Planejamento 1.0.

A reunião foi ministrada por Jaqueline Evaristo – Enfermeira Sanitarista, com a participação dos profissionais de saúde da Divisão de Vigilância em Saúde (DVS) e da Divisão de Ações e Programas de Saúde (DAPS).

Teve como objetivo discutir casos de mortalidade ocorridos na AP 1.0, propondo medidas de melhoria na qualidade da assistência à saúde para prevenção e redução dos óbitos.

Neste encontro os presentes discutiram sobre “Óbito Materno Tardio”, morte que ocorre mais de 42 dias após o final da gravidez, mas antes de um ano. Em que as causas podem ser obstétricas diretas ou indiretas.

A Comissão de Mortalidade é um grupo multiprofissional que identifica, acompanha e monitora óbitos. Sendo um instrumento para avaliar a assistência à saúde e subsidiar políticas públicas.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.

Fonte: “Vigilância em Saúde” Disponível em https://pensesus.fiocruz.br/vigilancia-em-saude – Acesso em 18/02/2025.


Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/