Na segunda-feira, 28 de abril de 2025, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizada “Reunião da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)” da Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento 1.0.
A reunião, ministrada por Fátima Menezes – Apoiadora Institucional de Saúde Mental e Beatriz Vieira – Apoiadora Institucional DAPS/CAP 1.0, teve como objetivo debater sobre o “Fluxo de Cuidado em Saúde Mental na AP 1.0”. Durante o encontro, os profissionais de saúde lotados na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), na Coordenação de Emergência Regional (CER Centro) e do Hospital Municipal Souza Aguiar abordaram sobre os casos ocorridos e os procedimentos adotados na mediação e resolução dos casos.
Os atendimentos em saúde mental são realizados em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e nas Unidades Urgência e Emergência, onde o usuário recebe assistência multiprofissional e cuidado terapêutico conforme sua situação. Em algumas modalidades desses serviços também há possibilidade de acolhimento noturno e/ou cuidado contínuo em situações de maior complexidade.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)
É um conjunto de diferentes serviços que articulados formam uma rede para cuidar das pessoas com transtornos mentais e com problemas em decorrência do uso de drogas, bem como a seus familiares, nas suas diferentes necessidades. Tem como objetivo proporcionar atenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas à saúde mental.
É constituída por um conjunto integrado e articulado de diferentes pontos de atenção para atender pessoas em sofrimento psíquico, com estabelecimento de ações intersetoriais para garantira integralidade do cuidado. É organizada pelos seguintes componentes: I. Atenção Primária à Saúde; II. Atenção Especializada; III. Atenção às Urgências e Emergências; IV. Atenção Residencial de Caráter Transitório; V. Atenção Hospitalar; VI. Estratégias de Desinstitucionalização e Reabilitação.
A porta de entrada para o cuidado em saúde mental são os serviços da atenção básica, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os serviços de urgência e emergência, onde as pessoas são acolhidas, sejam elas referenciadas, ou demanda espontânea.
Fonte: “Rede de Atenção Psicossocial” Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/desmad/raps#:~:text=A%20RAPS%20%C3%A9%20formada%20pelos,(UA)%2C%20SAMU%2C%20Hospitais – Acesso em 17/03/2025.
–
Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/