Na terça-feira, 29 de abril de 2025, na Sala de Reunião da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizado o Grupo de Trabalho de Mortalidade Infantil que integra a Comissão de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal da Coordenadoria de Atenção Primária da Área de Planejamento 1.0 (CAP 1.0).
A Enfermeira Sanitarista, Jaqueline Evaristo, foi a responsável por ministrar o GT para os profissionais da Divisão de Vigilância em Saúde (DVS) e da Divisão de Ações e Programas de Saúde (DAPS) da CAP 1.0.
O grupo se reuniu para analisar e investigar os óbitos infantis, com identificação das causas, análise das falhas no sistema de saúde e proposição de medidas para reduzir a mortalidade infantil.
O GT é um excelente instrumento para avaliação das políticas públicas e das ações de assistência à saúde materna, infantil e fetal. Sua atuação contribui para a prevenção de óbitos infantis evitáveis, a melhoria da qualidade dos serviços de saúde e a redução das desigualdades sociais em saúde.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.
Fonte: “Vigilância em Saúde” Disponível em https://pensesus.fiocruz.br/vigilancia-em-saude – Acesso em 18/02/2025.
–
Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/