Durante a manhã de quinta-feira, 29 de maio de 2025, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizada Atividade dos Preceptores do Primeiro Ano – P1, que integra o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde (PRMFC – SMS Rio).
No encontro os preceptores discutiram sobre “O Papel da Preceptoria e Preceptoria Centrada no Residente”.
O papel da preceptoria é fundamental na formação de profissionais da saúde, especialmente em residências médicas e multiprofissionais. O preceptor atua como um orientador e mentor, guiando e supervisionando o residente no ambiente de trabalho, promovendo o desenvolvimento de habilidades clínicas, a aquisição de conhecimentos teóricos e a reflexão sobre a prática.
Já a preceptoria centrada no residente é uma abordagem de ensino e aprendizagem que coloca o residente no centro do processo, incentivando sua autonomia e participação ativa na construção do conhecimento. Essa metodologia busca desenvolver habilidades de raciocínio crítico e tomada de decisão, preparando o residente para uma atuação profissional mais independente e responsável.
A preceptoria é o acompanhamento para residentes atuantes nos serviços de saúde, que ajuda a formar profissionais mais habilitados para o Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo uma prática mais integrada, humanizada e ética.





Medicina de Família e Comunidade – MFC
Especialidade médica na Atenção Básica à Saúde que presta assistência continuada à saúde da população de forma abrangente. O profissional atende processos de saúde que envolvem enfermidade de forma integral, com um enfoque não só biológico e individual, mas também psicológico, familiar e comunitário. Refletindo sobre desenvolvimento do raciocínio clínico e acurácia diagnóstica.
A MFC é caracterizada como o primeiro contato entre a população e a assistência médica. Estima-se que 90% das demandas de saúde médica podem ser resolvidas ou amenizadas com a ampliação da Atenção Básica à Saúde para à população.
Fonte: “Medicina de Família e Comunidade” Disponível em https://sanarmed.com/medicina-de-familia-e-comunidade/ – Acesso em 04/12/2024.
O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) é um curso de dois anos que forma médicos de família e comunidade desde 2012.
–
Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/