II Encontro de Matriciamento e Manejo do Cuidado às Pessoas em Situação de Violência – AP 1.0

Na tarde desta segunda-feira, 21 de julho de 2025, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizada o II Encontro de Matriciamento e Manejo do Cuidado às Pessoas em Situação de Violência, organizado pela Divisão de Ações e Programas de Saúde (DAPS) da Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento 1.0 (CAP 1.0).

Durante o encontro, mediado por Verônica Bush (Assistente Social/DAPS), os participantes discutiram sobre as diversas formas de violência que podem acometer as famílias e qual o papel dos profissionais de saúde nas unidades em relação ao acolhimento e condução das pessoas violentadas problema.

O matriciamento e manejo do cuidado às pessoas em situação de violência envolve ações coordenadas entre diferentes níveis de atenção à saúde, com foco na corresponsabilização e integralidade do cuidado. O apoio matricial, como dispositivo de gestão, visa aproximar equipes da atenção básica e especializada, promovendo a construção compartilhada de propostas de intervenção e ampliando as ações de cuidado.

Divisão de Ações e Programas de Saúde – DAPS
Acompanha a implantação das equipes de saúde da família; os processos de trabalho das equipes de Atenção Primária; avaliar as propostas e os indicadores dos programas de saúde, buscando a organização e o fortalecimento dos serviços de atenção primária orientados para as ações de promoção e prevenção na elaboração e execução de treinamentos relacionados às ações programáticas e processo de trabalho da Atenção Primária.

Fonte: “DAPS”. Disponível em https://smsdccap33.blogspot.com/p/daps.html – Acesso em 31/03/2025.

Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/