GT Equidade no SUS, na Favela, na Periferia, na Diversidade e no Gueto – Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade

Nesta quarta-feira, 23 de julho de 2025, na Sala de Reunião da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizado o GT Equidade no SUS, na Favela, na Periferia, na Diversidade e no Gueto, que integra o Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio).

Neste encontro os preceptores realizaram a Apresentação de Líderes e do Contrato de Convivência.

O princípio da equidade norteia as políticas públicas em saúde, reconhecendo necessidades de grupos específicos e atuando para reduzir o impacto dos determinantes sociais da saúde aos quais estão submetidos. Assim, os programas de saúde são realizados conforme a pluralidade da população.

Enfermagem de Família e Comunidade – ESF
Tem como eixo norteador o ensino para serviço, que permite aos residentes vivenciarem os problemas do dia a dia já durante sua formação. A Residência integra ações de promoção, proteção, recuperação e de educação em saúde no nível individual e coletivo.

Os profissionais estreitam o vínculo com o usuário da rede pública de saúde e aprendem a valorizar a integralidade do atendimento, a participação social e a intersetorialidade.

Fonte: “Sobre o Programa” Disponível em https://sigaenf.subpav.org/quemsomos – Acessado em 02/07/2025.

Em caso de dúvidas, procure uma unidade de saúde.

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina