Na tarde de quinta-feira, 04 de setembro de 2025, na Sala de reunião da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizada Reunião Online da Comissão de Óbito de Arbovirose. Organizada pela Divisão de Vigilância em Saúde (DVS) da Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento 1.0 (CAP 1.0).
A reunião ministrada por Gláucia Nascimento (DVS/CAP 1.0), com objetivo de investigar e discutir casos de mortalidade por arboviroses ocorridos na AP 1.0. Foram propostas medidas de melhoria na qualidade da assistência à saúde para prevenção e redução dos óbitos.
A Comissão de Mortalidade é um grupo multiprofissional que identifica, acompanha e monitora óbitos. Sendo um instrumento para avaliar a assistência à saúde e subsidiar políticas públicas. Já as Arboviroses, são doenças causadas por arbovírus, que são vírus transmitidos por artrópodes, como mosquitos.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.
Fonte: “Vigilância em Saúde” Disponível em https://pensesus.fiocruz.br/vigilancia-em-saude – Acesso em 18/02/2025.
–
Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/