Supervisão Territorial em Saúde Mental – CAP 1.0

Na quinta-feira, 11 de setembro de 2025, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizada Supervisão Territorial em Saúde Mental da Área de Planejamento 1.0.

A supervisão foi ministrada pela Apoiadora e-Multi, Luana Fernandes, e teve como objetivo pautar os casos ocorridos na AP 1.0. Os profissionais da Atenção Primária a Saúde, da Assistência Social, da Atenção Psicossocial e da Educação, após ouvirem os relatos, puderam debater quais medidas serão adotadas para resolução dos casos.

A integração da saúde mental na atenção primária (APS) é fundamental para a promoção da saúde, uma vez que garante o cuidado integral e o acesso facilitado aos serviços de saúde, especialmente em um contexto de apoio à família e ao território. Essa abordagem busca a identificação precoce de transtornos mentais, tratamento de casos comuns e a referência adequada para outros níveis da rede de atenção psicossocial.

As equipes eMulti são compostas por profissionais de saúde de diversas áreas, que atuam de forma integrada e complementar às demais equipes da Atenção Primária à Saúde (APS).

A eMulti foi instituída por meio da Portaria GM/MS nº 635, de 22 de maio de 2023, pelo Ministério da Saúde para o fortalecimento ao cuidado multiprofissional na APS e dá continuidade ao trabalho do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) com reformulações e mudanças para atender as demandas do perfil demográfico e epidemiológico atual.

Fonte: “Equipes Multiprofissionais na APS” disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/acoes-interprofissionais/emulti Acesso em 16/12/2024.


Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/