Na segunda-feira, 22 de setembro de 2025, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizada a 2ª Turma do Primeiro Encontro de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam na Área de Planejamento 1.0 (AP 1.0).
Durante a manhã, o encontro foi ministrado por Zélia Gabriel e Thiago Mamede (Apoio Técnico – DAPS/CAP 1.0), que palestraram sobre “O papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no controle da hanseníase”. O ACS é fundamental na identificação de casos, na educação da população e no combate ao preconceito.
Já no período da tarde, o encontro teve como tema “Saúde da Mulher” e foi ministrado por Maria Luiza Iavechia (Apoio Técnico – DAPS/CAP 1.0). O ACS deve fortalecer o vínculo com as mulheres no território através da conversa e escuta, para identificar necessidades, orientar e encaminhar a mulher para a unidade de saúde.


O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades. O ACS é o profissional que realiza a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade.
Fonte: “Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde” Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/04-10-dia-nacional-do-agente-comunitario-de-saude/ – Acesso em 11/08/2025.
–
Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/