Grupo de Trabalho de Óbito Materno – CAP 1.0

Na terça-feira, 21 de outubro de 2025, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizado o Grupo de Trabalho de Óbito Materno, que integra a Divisão de Vigilância em Saúde (DVS) da Coordenadoria de Atenção Primária da Área de Planejamento 1.0 (CAP 1.0).

O GT para a investigação de dois óbitos no território, foi ministrado por Mônica Massa – Médica Sanitarista/CAP1.0 e por Glória Elisy – Enfermeira Sanitarista/CAP 1.0. Com a participação da Equipe de Investigação de Óbitos e de Atenção a Saúde da Mulher e da Criança.

O GT ou Comitê de Óbito Materno têm por objetivo analisar e investigar casos de morte de mulheres durante a gestação, parto ou puerpério. Identificando as causas, os fatores determinantes e as deficiências na assistência à saúde que levaram ao óbito, a fim de propor e implementar ações para prevenir novas mortes.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.

Fonte: “Vigilância em Saúde” Disponível em https://pensesus.fiocruz.br/vigilancia-em-saude – Acesso em 18/02/2025.

Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/