A Reunião de Alinhamento dos Fluxos de Arboviroses aconteceu na terça-feira, 25 de novembro de 2025, na Sala de Reunião da Estação OTICS-Rio Centro. Foi organizada pela Divisão de Vigilância em Saúde (DVS) da Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento 1.0 (CAP 1.0).
Durante a reunião, ministrada por Deyvyd Condé – Técnico de Vigilância Epidemiológica DVS/CAP 1.0, foram discutidos a integração e coordenação dos processos de trabalho, desde a notificação de casos até o manejo clínico e as ações de controle vetorial. O alinhamento de fluxos de arboviroses busca garantir uma resposta ágil e coordenada a surtos e epidemias de doenças como dengue, zika e chikungunya, com foco na redução de riscos, danos e óbitos.
O resultado do alinhamento de fluxos é um sistema de saúde mais responsivo, capaz de prever, detectar e responder rapidamente a surtos, minimizando o impacto das arboviroses na saúde pública.




VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.
Fonte: “Vigilância em Saúde” Disponível em https://pensesus.fiocruz.br/vigilancia-em-saude – Acesso em 18/02/2025.
–
Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/